Colégio//Curso Objetivo
A Depressão Ultrarromântica na Era do Avatar
Responsável: Nelson António Dutra Rodrigues e Jorge Miklos
Detalhes:
Discussão do tema do rito de passagem juvenil;
Crise da era Byroniana, crise da era da internet.
Comphaus
Oficina de Maquetes
Responsável: Miquelina Bernarda Veiga
Detalhes:
A realização do Projeto "Oficina de Maquetes" se dará através workshop dividido em duas partes: na primeira haverá a explanação sobre as possibilidades funcionais do papel na criação de pequenos projetos tridimensionais como a construção de maquetes de casas, ou edifícios, ou monumentos, ou vias de passagem, por exemplo. Em seguida, haverá a divisão dos participantes em grupos para a realização de um projeto simples que possa ser executado até o final da oficina. Por fim, haverá uma exposição dos projetos executados.
MATERIAL NECESSÁRIO
Material a ser fornecido:papel panamá, papel cartão, cartolina, papel sulfite, papel toalha, cola branca, fita crepe, caneta hidrocor, tinta guache, pincéis, copos descartáveis.
Material a ser trazido pelo aluno: lápis n° 2, borracha, apontador, régua de 30 cm., tesoura sem ponta.
Projeto Br-Gogo
Robótica Livre de Baixo Custo com Gogo Board
Responsável: Lucas Tanure
Detalhes: Sera apresentado o Projeto Br-Gogo. Uma plataforma para robótica Open Source ( código aberto e livre )e de baixo custo. Apresentarei exemplos do que pode ser feito com a plataforma. Formas de utilizar motores e sensores, além de mostrar formas de criar seus próprios sensores.
Serão apresentados os detalhes do software utilizado e a linguagem de programação usada, o Logo, e a forma icônica de programação. Desenvolvida para ser utilizada por qualquer idade.
Além de várias curiosidades, como um método para você mesmo fazer sua placa e obtenção do software.
Globalcode
O incrível mundo do open-source hardware com Arduino
Resposável: Vinícius Senger
Detalhes: Vamos apresentar com teoria e prática como o open-source hardware vem se desenvolvendo em todo mundo com ênfase na plataforma Arduino.
Arduino é um microcontrolador de baixo custo, que pode ser feito em casa e comunica via USB para transferências de programas que podem ser escritos em uma versão C++ simplificada e de alto nível utilizando qualquer sistema operacional.
Vamos apresentar diversos hackings, robôs e soluções construídas pelo nosso time com Arduino:
- robô controlado por acelerometros
- robô controlado por twitter / meme
- sistema para geladeira que twitta
- controlando motores DC, passo e servo
- etc.
Estaremos levando diversos componentes e placas Arduino para na possibilidade do tempo desenvolver alguns laboratórios em grupos.
IFUSP
Motores Elétricos
Responsável: Rodrigo da Silva Viana
Detalhes: Demonstrar, através da prática, o princípio de construção e principais conceitos físicos envolvids no funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua.
Robota Tecnologia Educacional
Robótica no Currículo do Ensino Fundamental
Responsável: Lyselene Candalaft Alcantara
Detalhes: Robótica trabalhada no currículo do Ensino fundamental Esta oficina tem como objetivo discutir possibilidades e apresentar resultados reais da robótica como ferramenta de apoio á sala de aula. Pensamos em 2 momentos:
Teórico: Com a apresentação uma série de projetos que foram feitos para dar suporte a conteúdos trabalhados na sala de aula e a apoiarem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para nos tornarmos pessoas felizes e eficazes no mundo de hoje. Tais como: A importância da Reciclagem; Mascotes e a Afetividade; Trabalhando com a Capacidade de Escolha; O melhor meio de transporte para cada realidade; Os Automatos e o início da Robótica; A Geometria existente nos Brinquedos de um Parque Infantil; A Física nos brinquedos de um parque de diversões.
Prático:
1. Colocaremos na prática o projeto Mascote onde cada participante será levado a construir um dos mascotes da Robota (veja fotos no site www.robota.com.br) e o seu próprio com o nosso Kit;
2. Manipular uma maquete utilizada na aula de reciclagem de papel para a compreensão de todas as etapas;
3. Controlar um carrinho por meio de botões;
4. Controlar um brinquedo de um parque usando a interface Arduino e uma linguagem de programação própria para crianças;
terça-feira, 4 de maio de 2010
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